Morreu Cesária Évora

A cantora tinha anunciado em setembro o fim de sua carreira por motivos de saúde

Sábado, 17 Dezembro 2011 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGLCesária Évora, um dos maiores nomes da música de Cabo Verde, morreu hoje sábado, 17 de dezembro, aos 70 anos. O ministro da Cultura de Cabo Verde, a Assembleia cabo-verdiana e o presidente da República de Portugal já expressaram as condolências. O Governo de Cabo Verde decretou dois dias de luto oficial.

Conhecida como a diva dos pés descalços após gravar na França, em 1988, o álbum La diva aux pés nus, a cantora sempre esteve agradecida a esse país, o primeiro em reconhecer o seu trabalho quando ela já contava 47 anos. Em 2004 recebeu o mais alto galardão de World Music e em 2009 o presidente Nicolas Sarkozy atribuiu-lhe a medalha da Legião francesa.

Cesária Évora morreu no Hospital Baptista de Sousa, na ilha de São Vicente, na sequência de complicações cardíaco respiratórias. O funeral será na terça-feira à tarde, no Mindelo.

Cesária Évora na Galiza

Cesária Évora atuou em diversas ocasiões na Galiza desde a década dos noventa; entre elas, em Compostela em novembro de 2005 e na Crunha em setembro de 2007. A sua última visita foi em julho de 2009, na Feira do livro e da lusofonia em Viana do Castelo, onde apresentara seu penúltimo trabalho discográfico, Rádio Mindelo.

 

+ Ligações relacionadas: