Portugueses criam sistema que traduz fala para fala

Quinta, 09 Agosto 2012 14:57

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Investigadores portugueses e da universidade norte americana da Carnegie Mellon criaram um sistema que traduz automaticamente fala para fala, tentando manter as características da voz original. O “PT STAR” (Speech Translation Advanced Research to and from Portuguese) integra um reconhecedor  de fala, um motor de tradução e um sintetizador.

O projeto, de acordo com a investigadora Luísa Coheur do INESC-ID  ( (Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores Investigação e Desenvolvimento em Lisboa), implicou  superar problemas científicos fascinantes. Doutoramentos a decorrer continuam a desenvolver o programa, focando os esforços na procura de ampliar as suas possibilidades nos campos da transformação da entoação de uma língua para outra, a combinação de sistemas de tradução simultânea para várias línguas e outras utilidades.

Luísa Coheur também põe em destaque a relevância do projeto em termos sociais, pois é um grande  passo  em direção à eliminação das barreiras linguísticas.

A equipa criadora do “PT STAR” combina investigadores do INESC-ID e do LTI (Language Technologie Institute) da universidade da Universidade de Carnegie Mellon, da Universidade da Beira Interior e da Fundação da Universidade de Lisboa.

Funcionamento do protótipo

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.