Finaliza campanha pela galeguização dos nomes e apelidos em Marim

Hoje decorre a VI Festa da Língua e I Foliada da Almuinha !

Sábado, 11 Maio 2013 09:05

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - A “Campanha pela galeguização dos nomes e apelidos”, que desenvolveu a Associação Cultural Almuinha de Marim nos últimos meses, finaliza hoje, 11 de maio, coincidindo com a VI Festa da Língua que organiza esta sociedade.

Na primeira fase da campanha, a A. C. Almuinha realizou numerosos atos de informação à cidadania mediante a colocação faixas, centos de cartazes e adesivos, a celebração de um “Ato Pela Língua” no V Aniversário da A.C. Almuinha e uma ampla atividade de difusão da poesia escrita em galego desde o primeiro texto do que se tem constância, no s. XII, até a atualidade.

O objetivo da segunda fase da campanha foi informar da possibilidade de galeguizar os nomes e apelidos que foram deturpados e assimilados ao espanhol devido ao artigo 54 da Lei do Registo Civil, do ano 1957, agora já derrogado.

A A.C. Almuinha terá uma mesa na VI Festa da Língua para informar dos passos a seguir para a galeguização dos nomes e assessorar ante as dúvidas que possam existir à hora de fazer as mudanças.