Curso de português em linha

Novo serviço para facilitar o acesso livre a recursos educativos no processo de ensino e aprendizagem do português

Terça, 28 Julho 2009 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL Portugal - O portal web Ciberdúvidas promoverá um serviço em linha para facilitar o estudo do português, principalmente na etapa escolar. O projeto conta com o aval do Ministério da Educação de Portugal, que destinou dois professores para apoiar o programa.

O público alvo, serão principalmente os alunos dos países lusófonos, mas há lugar também para as pessoas que tencionem aprender a língua portuguesa noutros lugares do mundo.

O curso em linha incluirá jogos interativos nas áreas da gramática e da escrita que serão corrigidos e avaliados, e que deverão ser acompanhados com o treino da leitura com materiais incluídos numa biblioteca virtual. Para lá da consulta de obras de leitura obrigatória como A Relíquia, de Eça de Queirós, ou Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett, disponibilizadas em formato eletrónico, os alunos podem aceder a entrevistas, textos autobiográficos, relatos de viagens, relatórios ou textos científicos.

O projeto, ainda em fase de gestação, deverá começar a ser apresentado nas escolas dos principais centros urbanos de Lisboa e do Porto em meados do próximo ano letivo. Em palavras de José Manuel Matias, um dos responsáveis pela plataforma, coordenador do Ciberdúvidas e vice-presidente da Sociedade de Língua Portuguesa (SLP), o objetivo é «disponibilizar gratuitamente materiais que contribuam para o ensino e para a aprendizagem do português. É uma mais-valia para a aprendizagem e para o desenvolvimento de competências de que os alunos precisam».

O portal web Ciberdúvidas, que conta com 2,5 milhões de visitas mensais, passa assim a ter uma nova valência de ensino a distância que se junta à principal, um consultório linguístico com um arquivo de 30 mil respostas a dúvidas sobre a língua portuguesa.

Situação no Estado espanhol

Do Ciberdúvidas também não ficam afastados da situação da língua galego-portuguesa no Estado espanhol e lembram a diferente situação que se dá na Galiza e na Estremadura espanhola. Assim, enquanto as autoridades estremenhas apostam no português como investimento estratégico, na Galiza produz-se um recuo nas políticas normalizadoras



+ Ligações relacionadas: