A nossa língua, a segunda mais utilizada no Twitter

Segundo um estudo, está justo a seguir do inglês e mais de quatro vezes acima do castelhano

Quarta, 23 Setembro 2009 08:08

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Um teste feito polos pesquisadores do Web Ecology Project indica que a segunda língua mais utilizada no Twitter é o galego-português, quer na variante internacional, quer na isolacionista da Galiza.

Segundo este teste, a primeira língua seria  o inglês, com quase 62% do total de conteúdos. A variante internacional da nossa língua, em segundo lugar, atingiria 9,5%, aos que cumpriria somar mais 0,1% da variante isolacionista, que contudo situa-se nos vinte primeiros lugares.

Os resultados revelam que o nosso idioma goza de muito boa saúde, ao menos na internet, sobretudo mercê à enorme comunidade de utilizadores do Brasil e à participação activa nas diferentes redes sociais. Também coloca o galego-português num lugar de preeminência mundial, pois cumpre lembrar que, segundo a Wikipédia, é a sexta língua materna mais falada do mundo, só por trás do árabe, o hindi, o inglês o espanhol e o chinês mandarim.

Indetectável

Como curiosidade, o software empregue para realizar o teste, umha variante do sistema de detecçom de idiomas do Google, nom foi capaz de reconhecer a terceira língua mais utilizada.

 

Gráfica com as línguas mais utilizadas no Twitter