Já disponível para consulta o blogue de 'Llengües Vives'

João Aveledo continua como correspondente na Galiza

Quarta, 14 Outubro 2009 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

O boletim analisa a atualidade linguística do sudoeste europeu

PGL - Há uns dias anunciávamos que o Llengües Vives (Línguas Vivas), boletim de atualidade linguística do sudoeste europeu, ia iniciar um nova etapa digital em formato blogue utilizando para isso a hospedagem do portal catalão Vilaweb. Agora podemos confirmar que o novo espaço web já está no ar.

Lembramos que a nova etapa começa com o artigo O Governo Vilingue, assinado polo correspondente de Llengües Vives na Galiza, João Aveledo. No artigo, o colaborador do PGL explica a confirmação dos «piores presságios» para a língua depois da tomada do poder polo setor mais nacionalista espanhol do PPdeG, que está «a consolidar uma ampla ofensiva contra o nosso idioma».

Mas nom é o único artigo da nova etapa do boletim em que se menciona o nosso país, e a redação do País Basco também refere algumas linhas à Galiza. Trata-se de um artigo (com resumo em catalão) no qual se esboça um paralelismo entre o regresso do espanholismo à Junta e a assunção do Governo basco por parte da coaligação de partidos espanhóis PP e PSOE, e das repercussões que em âmbitos casos há para as línguas galega e basca.

 

+ Ligações relacionadas: