Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa gratuito na Internet

A obra permite pesquisar mais de 180.000 vocábulos

Terça, 02 Fevereiro 2010 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL Portugal – O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado em Outubro de 2009 pela Porto Editora, está disponível gratuitamente na Internet na ligação www.infopedia.pt, subdomínio da editora lusa.

A obra, agora de acesso gratuito na Infopédia da Porto Editora, permite pesquisar mais de 180 000 vocábulos representativos do vasto património lexical da língua portuguesa e oferece informações sobre a classificação gramatical, indicação de pronúncia, formas irregulares do feminino, plurais de compostos e outras indicações úteis.

Além de todo o vocabulário geral disponível, são ainda pesquisáveis os estrangeirismos, as abreviaturas e os símbolos mais usados na língua portuguesa.

A responsável do departamento de dicionários da Porto Editora, Graciete Teixeira, justifica a disponibilização da obra na Internet com a fase de transição ortográfica face à aplicação do novo Acordo Ortográfico.

O Vocabulário Ortográfico de Língua Portuguesa é um levantamento das palavras da língua portuguesa com indicação da sua grafia, prosódia, ortoépia, classe gramatical e outras informações úteis, tais como formas irregulares do feminino de substantivos e adjectivos, plurais de nomes compostos, homónimos e parónimos das palavras averbadas, etc.

Ao longo dos anos foram publicadas diversas edições do VOLP, da autoria de conceituados linguistas e filólogos, quer portugueses, quer brasileiros, e também pela Academia das Ciências de Lisboa e pela Academia Brasileira de Letras.

A entrada em vigor das novas normas resultantes da aplicação do Acordo Ortográfico de 1990 obrigou à elaboração de um novo vocabulário ortográfico.