Como se organiza um concurso do Planeta NH?

Se algum local social quiger organizar um e precisam de um apresentador, a Agal disponibiliza-o

Quarta, 17 Fevereiro 2010 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Concurso do Planeta NH no CS A Esmorga, Ourense

Valentim R. Fagim - O Planeta NH é um dos sites do universo PGL. Tem umha pespectiva lúdica-cultural e consiste essencialmente em questionários de 20 perguntas sobre um tema concreto. Os jogos som elaborados por galegófonos de mundo todo. O seu responsável é Pedro Bravo, planeta[arroba]agal-gz.org.

No local social a Esmorga, de Ourense, foi onde começou a ser praticado umha versom presencial da ferramenta web com grande sucesso nas dez edições que se levam realizadas. Consegue-se:

  • Um ambiente amigável e energético
  • Jogar na nossa língua versom internacional mesmo que os jogadores/as nom estejam habituados a este formato de galego
  • Aprender
  • Prémios

É umha atividade com umha magnífica relaçom custo/benefícios. Pode-se sentir o ambiente nas fotografias do último Planeta NH realizado na Esmorga com ocasiom das III Jornadas de Língua.

Vamos agora com os pormenores para organizar um Planeta NH em qualquer centro social, associaçom de vizinhos, escola, etc...

Capital Humano:

  • Apresentaçom: alguém que apresente o evento, explique as regras, leia as perguntas e dê pinceladas de humor.
  • Secretaria: alguém que tome nota dos acertos de cada equipa e no final de cada jogo leia os resultados.
  • PC: alguém que vaia passando as perguntas no site.
  • Equipas: Nom há um número fixo de integrantes por equipa mas 4 talvez seja a cifra melhor, mais um, menos 1.

Material

  • PC ou Portátil
  • Projetor
  • Ecrã
  • Internet
  • (Opcional) Um quadro onde anotar os pontos para mostrar aos concursantes.
  • (Opcional) Prémios. Pode haver prémios para as equipas com mais ou menos pontos, ou para todas. Os prémios podem ser doados pola(s) associaçom(ões) convocantes ou por espônsores.

Desenvolvimento

Distribui-se cada equipa numa mesa, pede-se para escolherem um nome e entregam-se as folhas com os números 1, 2 e 3.

Explica-sem as regras:

Jogam-se vários jogos temáticos. Os temas mais atrativos som: Som e Imagem, História, Arte e Letras, Ciências, Natureza, Geografia e A Nossa Língua. No lado esquerdo debaixo de Navegaçom aparecem os temas. Clica-se num deles e abaixo onde diz Ainda o(s) jogo(s) escolhe-se o nível de dificuldade. Recomendamos iniciantes.

Cada jogo tem 20 perguntas. O(a) apresentador(a) lerá cada pergunta e deixará 20/30 segundos para as equipas debaterem a resposta certa. Passado esse tempo o apresentador diz A POSTOS, PRONTOS, JÁ ou 1, 2,3 JÁ e todas as equipas levantam umha das folhas, a que diz 1 se acharem que a resposta certa é a que aparece em 1º lugar, a 2 se a que aparece em segundo e a três se a terceira.

O(a) responsável do PC marca a que achar ser a certa e depois a secretaria toma nota dos acertos. Uma foram de ajudar à secretaria é as equipas que acertaram deixar as folhas em alto.

Chegados a 20, fai-se um intervalo e secretaria anota os pontos no quadro para serem lidos quer por ela quer polo(a) apresentador(a) com certa cerimónia. Pode-se começar dando a pontuação dos que vam em último lugar para depois ir subindo até os que lideram a classificaçom.

Quantos temas se podem jogar? Depende do ambiente e do que durar cada um deles (quantas mais equipas o ritmo é mais lento). Umha duraçãom entre umha hora e umha hora e meia costuma ser adequada

Acabada a fase de perguntas entregam-se os prémios.

Se algum local social quiger organizar um e precisam de um apresentador, a Agal disponibiliza-o.

A POSTOS, PRONTOS, JÁ

 

 

+ Ligaçons relacionadas: