Blogaliza acolherá a maior comunidade on-line da diáspora galega

Devido à carência de recursos a associação 'Fillos de Galicia' decidiu integrar a comunidade Fillos.org em Blogaliza

Sexta, 20 Agosto 2010 08:41

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL País Basco - Segundo um comunicado de imprensa conjunto da Associação Cultural 'Fillos de Galicia' e o portal Blogaliza, a empresa Algueirada, responsável do serviço de blogues em galego Blogaliza, vem de assinar um convénio de colaboração com a associação responsável da maior comunidade on-line da diáspora, Fillos.org, que conta já com quase sete mil utentes registados.

Graças ao acordo evita-se a desaparição dum projecto histórico da rede galega que nascera em 1997 como ponte entre a Galiza e os galegos do exterior, nomeadamente filhos e netos de emigrantes. A falta de recursos económicos, agravada ainda mais após a mudança do governo na Junta da Galiza, e somada à carência de pessoal técnico capaz de gerir uma rede social em contínua expansão, levaram à associação Filhos da Galiza a fazer um chamado após um outro para acharem quem continuasse com o projecto.

Embora estes chamamentos não terem sucesso e alguns médios anunciaram a morte do projecto, abriu-se uma derradeira oportunidade da mão da consultoria tecnológica Algueirada: o trabalho de actualização do portal Fillos.org realizado com os últimos recursos da associação facilitou a compatibilidade técnica com Blogaliza, o conhecido serviço oferecido por Algueirada.

Deste jeito faz-se possível a sobrevivência do projecto que agora fará parte de Blogaliza, ficando outros conhecidos projectos de “Fillos de Galicia” como 'Atopadoiro.org' fora do acordo e sob a gestão direita da associação, mas com um custo muito menor. Os responsáveis por ambas organizações felicitam-se pelo acordo e têm esperança de poderem estabelecer as bases para futuros projectos em prol da cultura e a língua galega no exterior.


+ Ligações relacionadas: