Biblioteca Digital Mundial em linha

Foi uma proposta da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no ano 2005 à UNESCO

Quarta, 27 Outubro 2010 07:58

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Baías de Ferrol e da Corunha, consultáveis na BDM

Marisa Arosa - Um projecto muito interessante vê agora a luz, é a Biblioteca Digital Mundial em linha. Este projecto foi uma proposta da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos no ano 2005 à UNESCO e cuja finalidade foi centralizar, digitalizar e mostrar via Internet documentos e materiais que são fundamentais em culturas de todo o mundo.

É muito simples navegar por ela e permite orientar a pesquisa por lugar, período, tema, tipo de documento e instituição onde está o original. Cada brinde da cultura universal aparece acompanhada de uma breve explicação do seu conteúdo e do seu significado em sete línguas, entre as quais o português.

A inteface da biblioteca é acessível em português
[prima aqui para alargar a imagem]

Os seus responsáveis afirmam que a BDM está destinada a investigadores, professores e alunos, mas a sua importância vai muito mais além da incitação ao estudo de novas gerações que vivem num mundo audiovisual. Este projecto oferece a possibilidade de aceder, intimamente e sem limites de tempo, ao exemplar inabordável e único que cada um alguma vez sonhou.