Disponível no nosso idioma o novo OpenOffice 3

Nova versom da popular suite ofimática implementa compatibilidade com o Microsoft Office 2007

Quinta, 23 Outubro 2008 06:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor
Mensagem

OpenOffice três já está em galego-português

PGL - A comunidade de falantes de galego-português está de parabéns, pois já foi publicado na nossa língua o esperado OpenOffice 3, o mais completo pacote ofimático do conhecido como software livre.

A principal novidade da nova versom é a sua compatibilidade com os novos formatos de ficheiro do Microsoft Office 2007, os conhecidos .docx (documentos de texto), .pptx (apresentações) e .xlsx (folhas de cálculo). Ainda, a aplicaçom correrá agora pola vez primeira na plataforma Mac OS X, polo qual já abrange os sistemas operacionais mais utilizados, toda a vez que já era compatível com Línux e Windows.

Esta terceira versom do OpenOffice melhora os componentes básicos da suite (tratamento de texto, folha de cálculo, apresentações, gráficos, fórmulas e base de dados, exportaçom a PDF), os quais, por sua vez, podem ser facilmente expandidos através de extensões descarregadas do Repositório de Extensões do OpenOffice.org  Em vez de sobrecarregar artificialmente o produto com tudo o que alguma vez possa interessar a qualquer um dos utilizadores, o OpenOffice.org 3 dá às empresas, repartições, escolas, e  cidadãos comuns a possibilidade de o configurarem à sua maneira.

No apartado visual, a interface foi renovada, mas mantendo algumhas disposições já comuns a anteriores versões, polo qual a mudança nom resulta traumática. As novas funcionalidades do OpenOffice 3 som o novo controlo deslizante para fazer zoom, incluindo vistas com múltiplas páginas, o melhorado suporte multi-língua ou a capacidade de editar documentos em wíkis na web.

No respeitante às folhas de cálculo, fôrom aumentadas as suas capacidades até 1024 colunas por folha, introduziu-se umha nova ferramenta de resoluçom de equações e a possibilidade de colaboraçom entre múltiplos utilizadores.

Outras das muitas mudanças introduzidas foram a capacidade de manejar gráficos de até três metros quadrados, a ediçom de ficheiros PDF (através do Repositório de Extensões) ou o desenhador de tabelas embebido.

Formato universal livre

A liberdade que o OpenOffice traz fizo com que a sua popularidade esteja em crescendo. Governo após governo tem adoptado o Open Document Format (a norma internacional suportada pelo  OpenOffice.org), e com mais e mais freqüência fazem-no mudando para o OpenOffice.org.

 

Processador de textos do OpenOffice 3 (prima para ampliar)

 Imagem do processador de textos do OpenOffice 3
[prima na imagem para ampliá-la]

 

+ Ligações relacionadas: