Documentário 'Entre Línguas' pode ser já visualizado grátis na internet

A versom comercial do documentário, à venda na Imperdível, inclui um DVD adicional com conteúdo extra de grande interesse

Quinta, 01 Dezembro 2011 08:51

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - O documentário Entre Línguas pode ser já visualizado grátis na internet após ter sido disponibilizado na rede polo coletivo Galiza Contrainfo. Além da versom comum, foi carregada também umha com legendas em português, e ainda outra legendada em castelhano.

Entre Línguas é o primeiro trabalho audiovisual do coletivo GLU GLU (Galego Língua Útil, Galego Língua Universal), integrado por João Aveledo, Vanessa Vila Verde e Eduardo Maragoto. O fio condutor da obra está virado para demonstrar como naqueles lugares em que, como na Galiza, o português está em contato com o espanhol, há umha caminhada contínua dos falantes da língua nativa para o castelhano.

Com efeito, Entre Línguas mostra como ao longo da raia com Portugal existem cinco territórios que, por diversas circunstâncias históricas, decorrentes de feitos políticos, ficárom do lado espanhol da fronteira. Isto provocou que, nas províncias de Samora, Salamanca, Cáceres e Badajoz, certas vilas, e até concelhos inteiros, conservassem uns dialetos que, apesar da falta de contato com o resto de falares galego-portugueses, conservem um enorme parecido com estes e em particular com o galego falado atualmente na Galiza.

Para GLU GLU, a explicaçom é clara: o contato destas falas com o espanhol estará sem dúvida por detrás deste fenómeno, ou o que é o mesmo, «lá onde o português está em contato com o espanhol e esta última é a língua dominante, resulta o galego». E aos poucos a língua nativa desaparece absorvida polo espanhol.

O documentário Entre Línguas, de 30 minutos de duraçom, está também à venda na loja Imperdível ao preço de 12€. A versom comercial inclui dous DVD: um deles, com o documentário; o outro, com alargado material extra de grande interesse que nom fizo parte da versom definitiva do trabalho.

 

+ Ligações relacionadas: