Os humboldtianos ácratas aterram no Facebook

Segunda, 08 Abril 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Um grupo bem-humorado criou no facebook a página dos humboldtianos ácratas. Nela ativa-se uma campanha com imagens de personalidades galeguistas homenageadas pola RAG no Dia das Letras Galegas.

Para isso são utilizadas as próprias imagens da web da RAG, mas acompanhando a foto de citações «perigosas» onde se afirma a identidade mundial da nossa língua e a sua ligação com as outras variantes nacionais.

Tudo começou com estas declarações do académico Alonso Montero em La Voz de Galicia:

«Se a Academia se fractura, é pensable que, no río revolto posterior, xurdisen iniciativas de homes e mulleres de Letras dispostos e dispostas a substituíren a centenaria institución por unha entidade, de nome semellante, que representase a concepción filolóxica dos lusistas, a de Galicia bilingüe ou calquera outra, como a dos humboldtianos ácratas.  Podería ser unha desfeita para a institución, é dicir, para a causa da lingua galega.»

Palavras tão excessivas exigiam... humor. Os autores da página estão desejosos de receber frases com que ir alimentando uma metralhadora que só dispara frases. A seguir alguns exemplos: