Processador de textos FLIP on-line

Disponível na rede o processador de textos da Priberam, empresa que disponibiliza também o dicionário português da Porto editora

Quarta, 10 Junho 2009 17:56

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

FLIP7: Corrector ortográfico e corrector sintáctico da Priberam

PGL - O FLIP é um conjunto de ferramentas para a língua portuguesa que inclui um corrector ortográfico, nove dicionários temáticos, um dicionário de sinónimos e um hifenizador.

A Priberam disponibiliza, em serviço gratuito na rede, o corrector ortográfico e o corrector sintáctico (apenas com sugestões, sem explicação gramatical dos erros) para português quer na versão do Brasil quer na de Portugal, nas que é possível usar as versões com e sem o Acordo Ortográfico de 1990.

Após redigirmos o texto (até ao limite de 3000 caracteres), debaixo do mesmo aparece a função “Verificar Texto”. É só clicar e os eventuais erros que tenhamos cometido aparecem sublinhados e com opções de correção.

Esta versão (FLIP on-line) é de demonstração, pelo que não apresenta todas as funcionalidades da FLIP. Do blogue “lusoufonia” ainda apontam: «É importante notar, no entanto, que apenas marca aquelas palavras que não fazem parte do acerbo léxico português. Por outras palavras, não é capaz de detetar falsos amigos ou erros na sequência de palavras como em "eu são moreno". Isto seria uma tarefa para galegos e galegas. Algum dia o veremos».