Novo e-Estraviz em linha

Inúmeras melhoras e nova visual para um dicionário com já mais de 121.000 entradas e um novo endereço web

Quarta, 24 Junho 2009 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

O dicionário renova por inteiro a sua interface

PGL - O professor Isaac Alonso Estraviz acaba de dar o visto à nova versom do mais importante e completo dicionário galego na rede, e um dos mais importantes das línguas românicas, o e-Estraviz. Esta nova versom, como a anterior, é de livre acesso e vai dirigida a todas as pessoas que trabalhem com a língua, independentemente da sua preferência normativa.

O novo e-Estraviz oferece uma visual em que apresenta modernamente as diferentes definições, fraseologia, sinónimos, antónimos, variantes, nomes científicos e etimologia, além de outros serviços. Na altura o banco de dados do e-Estraviz viu-se acrescentado com mais de 30.000 novas entradas, contando para já no total com 121.505, e o número promete crescer, nom apenas polo próprio trabalho lexicográfico coordenado polo professor Estraviz, mas também polos contributos de todos e todas as visitantes do dicionário.

Entre as novidades de mais destaque desta nova versom, além da nova interface gráfica e a nova apresentaçom das definições, fraseologia, sinónimos, antónimos, variantes, nomes científicos e etimologia das diferentes entradas, salientam as novas ferramentas disponibilizadas, como os botões para os navegadores, o Plug-in OpenSearch e a caixa de pesquisa dinâmica compatível com quase qualquer web.

Igualmente, a pesquisa no novo e-Estraviz é muito mais fácil e completa, pois incorpora sugestões automáticas, reconhece plurais, femininos, como também permite a procura com ortografia ILG-RAG, além do padrom português e mesmo já de alguma das novidades do Acordo Ortográfico.

Finalmente, com a nova versom também foi lançado o novo domínio do dicionário, http://www.estraviz.org, com o suporte económico e técnico fornecido pola AGAL. Um novo web em que o importante é a língua a espalhar toda a sua luz a partir da Galiza, com acesso totalmente livre e hipótese de interactividade, o que fai com que realmente seja um dicionário do que qualquer pessoa poda sentir-se partícipe.

 

 


 

Vista parcial da nova interface do dicionário