Na quinta-feira chega aos quiosques o derradeiro número de 'Xornal de Galicia'

Embora outras publicações diárias ocasionalmente incluem o galego, quase sempre o enclaustram em informações culturais ou sobre o nacionalismo

Quarta, 03 Agosto 2011 08:26

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Amanhã, quinta-feira dia 4 de agosto, sai aos quiosques do país o derradeiro número de Xornal de Galicia, que a partir dessa data só terá versom online. Com o fim deste jornal bilingüe desaparece também o derradeiro reduto do galego na imprensa diária generalista.

Embora outras publicações diárias ocasionalmente incluem o galego, quase sempre o enclaustram em informações culturais ou sobre o nacionalismo. Xornal, em troca, apesar de ter como língua predominante o castelhano, dava também ampla presença ao galego na informaçom política geral ou na económica, espaços nos quais está vedado no resto de meios —exceto no Dia das Letras—.

Polas suas páginas passárom também diferentes plumas que em numerosas ocasiões defendêrom a unidade lingüística galego-portuguesa e a vantagem competitiva da Galiza no universo de países de língua oficial portuguesa.

O fim de Xornal no papel deve-se, segundo a empresa editora, à «falta de apoios institucionais», razões que também levárom há pouco mais de um mês ao fim de outro projeto impresso, o Galicia Hoxe.