Ateliês Ops! consolidam-se como atividade formativa de primeiro nível

O Português Simples nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade

Quarta, 18 Maio 2011 08:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Os ateliês Ops! (O Português Simples) consolidam-se como uma oferta formativa de primeiro nível. Nas poucas semanas que o projeto leva em andamento já foram várias dúzias os seminários ministrados por todo o País... e na terceira semana de maio, mais seis em apenas dois dias.

A dia 18 vão-se concentrar quatro dos ateliês. A professora Antia Cortiças estará em Ferrol para ministrá-los no IEs Catabois, no CPR Mercedarias e no IES Canido, os três contratados pela Câmara municipal. No mesmo dia, o professor Henrique Martins estará no IES Leliadoura, em Ribeira.

Quinta-feira, dia 19, o professor Martins repetirá no IES Leliadoura com um outro seminário, enquanto a professora Noemi Pinheira se deslocará até o IES do Couto, em Ourense, num ateliê contratado pela Concelharia de Cultura.

O português simples

O ateliê Ops! —anteriormente, LP4— é uma ideia original do Carlos Figueiras, adaptada e desenvolvida por Valentim R. Fagim. Nasce para pôr em valor a língua da Galiza, fazendo ver a sua potencialidade e contrabalançando os preconceitos que a subvalorizam. Nasce porque o português é a sexta língua mais falada no mundo, oficial em 4 continentes e 8 países, sendo um deles o Brasil, uma potência emergente. Nasce porque o plurilinguismo vai ter cada vez mais valor, promovido pela globalização e as instituições políticas (a começar pela União Europeia).

Finalmente, nasce porque é em épocas de crise quando é mais preciso afinar onde vamos investir os nossos recursos e depositar a nossa atenção. «Afinal, quer uns, quer outros, são limitados», explica Valentim R. Fagim.

 

+ Ligações relacionadas: