Pró-AGLP divulga Memória de Atividades realizadas em 2012-13

Terça, 11 Junho 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Em passado 25 de maio teve lugar a Assembleia Geral Ordinária da Associação Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa (Pró-AGLP). A entidade fez balanço do seu trabalho no último ano e editou um vídeo com a Memória de Atividades realizadas em 2012/13, entre as quais destaca o impulsionamento e trabalho da ILP Valentim Paz-Andrade.

Entre outras atividades, também salientam a sua colaboração nos XVIII Colóquios da Lusofonia, com o Festival Estou Lá, bem como a participação no I Congresso da Cidadania Lusófona, a organização do Festival Cultural Universitário "Português Perto, Aquelas Nossas Músicas" e a participação em parceria com a AGAL na manifestação de passado 17 de maio sob a legenda "Multiplica X100 a tua língua".

A seguir, vai o relatório pormenorizado de todos os eventos e iniciativas realizadas pela Associação Pró-AGLP no ano 2012-13:

 

MEMÓRIA DE ATIVIDADES DA PRÓ-AGLP 2012-2013

1. ENTREGA NO REGISTO DO PARLAMENTO DA GALIZA DA ILP PAZ-ANDRADE (16 de maio de 2012)
Foi apresentada a ILP Paz-Andrade no registo do Parlamento da Galiza por parte da Comissão promotora da que fazem parte vários membros da Pró.
2. DIA DAS LETRAS 2012
No 17 de maio de 2012 a Pró homenageou Valentim Paz-Andrade e Celso Emílio Ferreiro no local do C.S. “A Revolta”, de Vigo. Teve lugar a apresentação pública da ILP Paz-Andrade. Intervieram Isaac Alonso Estraviz e Alexandre Banhos. Concha Rousia, Iolanda Aldrei, Belém de Andrade, Nolim Gonçalves e representantes do coletivo literário “A Porta Aberta do Sétimo Andar” recitaram poemas dos dous autores homenageados. O ato foi encerrado com a interpretação musical do cantor português Rui David.
3. XVIII COLÓQUIOS DA LUSOFONIA (5 a 7 de outubro de 2012)
Do 5 ao 7 de outubro de 2012 tiveram lugar em Ourense os XVIII Colóquios da Lusofonia, com a participação de vários oradores/as galegos/as, brasileiros/as e portugueses. O evento incluiu atividades culturais complementares: apresentações de livros, música e teatro (FITO), bem como roteiros culturais pola cidade.
4. FESTIVAL DA LUSOFONIA “ESTOU LÁ” (06 de outubro de 2012)
Dentro do programa geral de atividades dos Colóquios, incluiu-se o Festival “Estou Lá. Músicas da Lusofonia”, com a participação dos/as artistas Eneida Marta (Guiné Bissau), Najla Shami (Galiza-Palestina), Jõao Afonso (Portugal), Couple Coffee (Brasil), Xoán Curiel (Galiza) e a banda formada polos músicos brasileiros Serginho Sales e Paulo Silva e polo galego Pablo Vidal.
5. APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA ILP PAZ-ANDRADE NA CRUNHA (22 de novembro de 2012)
A apresentação contou com o apoio e organização de Vizinhos da Casa da Atochas - Torre de Hércules, da Crunha e realizou-se na Biblioteca Pública do Campo de Marte. No ato interviram Adrião Morão, Maria Castelo e José Tubio. Contando também com a atuação de Sapoconcho e Tonhito de Poi em apoio público da Iniciativa.
6. APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA ILP PAZ-ANDRADE EM COMPOSTELA (13 de dezembro de 2012)
A Biblioteca do Conservatório Profissional de Compostela acolheu a assinatura pública de Teresa Moure em apoio da Iniciativa Legislativa Popular Valentim Paz-Andrade, bem como a apresentação do seu último livro Queer-emos um mundo novo, que interpreta em chave galega o tema do queer e das falsas classificações de género.
7. PARTICIPAÇÃO NO I CONGRESSO DA CIDADANIA LUSÓFONA (2 e 3 de abril de 2013)
Nos dias 2 e 3 de abril teve lugar na Sociedade de Geografia de Lisboa o I Congresso da Cidadania Lusófona sob o mote "A Afirmação da Sociedade Civil", promovido pela PASC- Plataforma Activa da Sociedade Civil e coordenado pelo MIL-Movimento Internacional Lusófono. A este apelo concorremos pessoas dos oito países da CPLP e de comunidades de língua portuguesa espalhadas por todo o mundo. A nossa correspondente em Portugal, Maria Dovigo participou em representação da Pró-AGLP.
8. FESTIVAL CULTURAL UNIVERSITÁRIO “PORTUGUÊS PERTO, AQUELAS NOSSAS MÚSICAS” (7 a 10 de maio de 2013)
Pessoas e realidades que falam a nossa língua com diferentes musicalidades, cores, sabores e formas formam parte do prato multicultural que é o “III Português Perto. Aquelas nossas músicas», uma viagem pela língua portuguesa e a sua música, uma nova maneira para descobrir a Galiza através do Brasil, Angola, Portugal...O evento foi organizado pela Vicerreitoria do Campus de Ourense (Universidade de Vigo) com a colaboração da Pró-Academia Galega da Língua Portuguesa (Pró-AGLP) e Associaçom Galega da Língua (AGAL). Nele participaram Quico Cadaval (Galiza), o grupo EN CLAVE DE FADO (Galiza), e os cantores Rui David (Portugal) e Roberto Sobrado (Galiza). Projetou-se o filme "Tabu" de Miguel Gomes (Portugal) com a colaboração do Cineclube Padre Feijoo no Cinebox de Ourense. O evento foi encerrado com um recital poético-musical galego-português no Café Cultural Auriense.
9. ENTREGA DAS 17000 ASSINATURAS RECOLHIDAS PARA A ILP PAZ-ANDRADE NO REGISTO DO PARLAMENTO DA GALIZA (8 de maio de 2013)
Nesta data, seis meses depois de ser apresentada ante o Parlamento da Galiza, a Comissão Promotora da Proposta de Lei por Iniciativa Legislativa Popular que leva o sobrenome do homenageado do Dia das Letras Galegas do passado ano, Valentim Paz-Andrade, formalizou a entrega das 17.000 assinaturas que asseguram a continuação da sua tramitação parlamentar.
10. PARLAMENTO DA GALIZA TOMA EM CONSIDERAÇÃO POR UNANIMIDADE A ILP "VALENTIM PAZ ANDRADE" (12 de Maio de 2013)
O Parlamento de Galiza tomou em consideração o trámite da ILP 'Valentim Paz Andrade' avalizada por mais de 17.000 assinaturas, recolhidas no seio da cidadania galega, com o apoio unánime dos quatro grupos parlamentares atuais. Este sucesso histórico abrange todos os partidos e organizações que trabalharam arreu na recolha das assinaturas, nomeadamente todo o movimento reintegracionista, que desde já longa data, fez possível este clima recetivo, começando polo professor Lapa (que muito insistiu sempre no ensino do português nos nossos liceus), e continuando por Guerra da Cal, Carvalho Calero, a Associação de Amizade Galiza-Portugal, a AGAL, as Irmandades da Fala, a Associação Sócio-Pedagógica Galega, as Jornadas do Ensino Galego-Portuguesas, o MDL, a AGLP, a Pró-AGLP e, em geral, todo o associacionismo de base cívica e todas as pessoas a nível individual que trabalharam na campanha e mantiveram durante todos estes anos a chama acessa.
11. «MULTIPLICA X100 A TUA LÍNGUA» (17 de maio de 2013)
A Associaçom Galega da Língua (AGAL ) e a Associação pró-AGLP participaram o passado 17 de Maio na manifestação em defesa da nossa língua. Fizeram-no sob o lema «Multiplica X100 a tua língua», a mesma palavra de ordem que levavam dias a difundir pola Internet mediante uma sucedida campanha. No blogue X100 recolheram durante quase duas semanas testemunhos e reflexões de pessoas defendendo a necessidade de multiplicar a nossa língua X100, de 2,5 milhões de galegos e galegas para os mais de 250 milhões do universo lusófono. Na mesma plataforma carregaram palavras de ordem e cânticos para «fazer a festa» o 17 de Maio.
12. ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO CULTURAL PRÓ-ACADEMIA GALEGA DA LÍNGUA PORTUGUESA (25 de maio de 2013).
Nesta data foi celebrada a Assembleia Geral Ordinária da nossa associação.