Arceia em voo rasgado
A Fenda Editora lança o seu primeiro livro de poemas, da autoria de João Aveledo
Quarta, 17 Setembro 2008 07:57

Ana Paz (*) - O poeta saiu à rua com o poemário assinado por ‘João de Bonaval’, uma das suas personalidades míticas. No essencial, a sua gaveta manteve-se fechada, acumulando de 1979 a 2008 os poemas reunidos na Arceia, alguns publicados em apoio ao Acordo Ortográfico de Lisboa (1990).
Sob a pena de João de Bonaval, existe uma narrativa da Galiza futura. O eu poético, entre o naif e o surreal, exprime-se na explicação dessa Mátria de fronteiras latas. E para que o leitor ou leitora se não perca entre o sonho e a ciência, o livro remata com um glossário, preciosidade que restabelece os laços entre o galego medieval e o português futuro.
Sabemos, sei, que este autor não desanima. Ugio Novoneira, ensinou-lhe a traçar primeiro a língua, depois o poema. Essa é uma e a mesma acção. A Fenda Editora estreia-se assim na poesia, pelo Dia da Mátria.
(*) Artigo publicado originariamente no número 69 do Novas da Galiza.

Lançamento em Compostela:
Dia 22 de Setembro, segunda-feira, às 8 da tarde no Centro Social O Pichel (Rua Santa Clara 21, Compostela). Para além do autor, falará Eduardo Sanches Maragoto.