I Encontro de Escritores da Lusofonia decorre a finais de julho em Monção

Com este encontro pretende-se concretizar uma festa da cultura, da música e da literatura

Terça, 28 Junho 2011 07:04

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Decorrerá no Palácio da Brejoeira

PGL Portugal - Dentro de um mês, de 29 a 31 de julho decorrerá no Palácio da Brejeira (Monção) o I Encontro de Escritores da Lusofonia. Tratar-se-á de um projeto que quer contar com a presença de escritores conceituados na literatura europeia, africana e americana em língua portuguesa.

Romancistas, músicos, poetas, atores, realizadores, investigadores, criadores...  pessoas de diferentes âmbitos da cultura e das artes que irão refletir sobre a realidade da Lusofonia, sobre as novas tecnologias e a sua relação com a literatura e as artes em geral, e sobre  os movimentos alter mundo e a relação/situação das artes no mundo contemporâneo.

O Evento vai contar com a importante colaboração e difusão da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa), já que é hoje indiscutível a cada dia maior a importância do português na divulgação do conhecimento, da cultura e das ciências, em todas as áreas, o que se verifica pelos mais diversificados meios disponibilizados pela mídia, contemplando os lusófonos dispersos por todos os recantos do globo.

Com este encontro pretende-se concretizar uma festa da cultura, da música e da literatura, materializada em palestras, debates, lançamento de obras literárias, realização de recitais de poesia, passagem de filmes sobre escritores, diversos espeáculos de teatro e muito mais.

Arte Institute

O Arte Institute de Nova Iorque, que visa promover a cultura em língua portuguesa no estrangeiro e nos Estados Unidos em particular, vai realizar um live streaming, que ligará o Palácio da Brejoeira em Monção a Nova Iorque, possibilitando a acessibilidade ao evento a um enorme número de espetadores por todo o mundo.

Para apresentar o papel que vai ter no encontro, hoje, dia 28 de junho, realizará uma conferência de imprensa Clube Ferroviário, na sequência da qual também apresentará os seus próximos projetos.