Ateliê em Compostela: 'As vantagens dos galegos no mundo que vem'

A cargo de Valentim Fagim e José Ramom Pichel

Quarta, 24 Abril 2013 00:00

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

Fagim e Pichel, autores de O galego é uma oportunidade

PGL - Quarta-feira, dia 24 de abril de 2013 às 20h,  Valentim Fagim e José Ramom Pichel estarão na sala de atos da EOI de Compostela, com o ateliê «As vantagens liguísticas dos galegos no mundo que vem». Organiza o departamento de Português e está dirigido a alunado da escola e a público em geral.

Nos próximos anos, por causa do caráter emergente da economia brasileira, do Campeonato de futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016 no Brasil, para além da crise do euro, ser galego, polo único facto de saber a nossa língua, pode tornar-se numa vantagem competitiva e o nosso território passar a ser um lugar privilegiado do mundo ao ser o único lugar do mundo onde as duas línguas românicas mais faladas são ambientais. Essa vantagem não está a ser aproveitada pela cidadania ou empresas, e também não potenciada pelas administrações públicas. O galego, como parte do diassistema lusófono, é uma oportunidade para a internacionalização das empresas galegas, pois dentro os principais mercados emergentes, os países BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), a Galiza compartilha o idioma com um deles, aliás uma potência económica em continuado crescimento. Isto situa as empresas galegas com umha clara vantagem face a quaisquer outras do Estado espanhol.

Esta questão é de muito interesse para os relatores, e foi precisamente uma das razões que os levou para publicarem O Galego é uma Oportunidade.

 

[Prima aqui para alargar a imagem]