Disco 'A Minha Embala', disponível gratuitamente no PGL e Komunikando

O duo formado por Aline Frazão e César Herranz ganhou em 2010 o certame Musicando Carvalho Calero · Concerto esta noite na Casa das Crechas

Terça, 14 Junho 2011 06:40

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Já está disponível para descarga gratuita na rede o disco A Minha Embala, realizado polo duo do mesmo nome que integram a angolana Aline Frazão e o castelhano César Herranz, ganhadores em 2010 do concurso Musicando Carvalho Calero. A ediçom do trabalho, que se pode descarregar gratuitamente no Portal e Komunikando, é parte do prémio do certame.

Ainda, esta noite, às 22h30, apresentam o trabalho num concerto que terá lugar na compostelana Casa das Crechas (Via Sacra nº 3), e no qual participará mtambém Sérgio Tannus (Brasil) e Xoán Curiel (Galiza). E sexta-feira, dia 17, dentro do ciclo Música nos Tilos, no concelho de Teu, polas 22h.

O grupo

A Minha Embala ganhou o Musicando Carvalho Calero com umha versom musical do poema 'Maria Silêncio', por sinal também um dos textos mais populares entre os grupos que concorrêrom, pois contou com até três adaptações diferentes.

Como indicado acima, A Minha Embala é um projeto da angolana Aline Frazão (voz, guitarra) e do espanhol César Herranz (flauta transversal, percussom), ao encontro das expressões musicais dos diferentes países de língua portuguesa. Movemo-nos no universo musical de Angola, Cabo Verde, Brasil, Portugal e a Galiza, cantando em português, crioulo, quimbundu e umbundu.

O nome da Minha Embala surgiu muitos meses depois do nascimento do grupo. Embala é umha palavra do português de Angola que vem do quimbundu bwala. Umha bwala é umha comunidade, umha aldeia, um bairro. A ideia deste nome vem de um poema de Alexandre Dáskalos, musicado pola Aline, que é de SãoTomé.

 

Maria Silêncio - A Minha Embala

JavaScript is disabled!
To display this content, you need a JavaScript capable browser.

 

O concurso

O dia 30 de outubro de 2010 cumprírom-se cem anos do nascimento de Ricardo Carvalho Calero, efeméride que passou despercebida para o governo galego e muitas das instituições públicas, mas nom para várias entidades sociais que organizárom eventos de todo o tipo para lembrar o professor. Um destes eventos foi o concurso Musicando Carvalho Calero em que participárom 17 bandas abordando os mais variados estilos e oferecendo a mais rica gama de interpretações. No fim do concurso, da organizaçom agradecêrom «a energia com que nos presenteárom cada umha das bandas confirmando que, com certeza, os galegos e as galegos somos um povo de artistas».

Prémio

Por terem ganhado o Musicando Carvalho Calero, o duo tivo direito a umha semana num estúdio profissional de música para gravarem os temas que considerarem oportunos e três dias mais para as misturas e masterizaçom do disco que agora se pode descarregar no PGL, Komunikando.net e ainda nalguns sites especializados. O trabalho inclui também a adaptaçom realizada de 'Maria Silêncio' e é editado com licença Creative Commons. O orçamento do prémio foi compartilhado polas concelharias de cultura da Corunha, Santiago e de Ourense.


+ Ligações relacionadas: