Estaleiro Editora apresenta "Por uma democracia radical. Vozes subalternas contra o estado de exceção"

Presidente da AGAL assina um dos dez artigos de que se compõe o livro

Sexta, 01 Junho 2012 09:48

Atençom, abrirá numha nova janela. PDFVersom para impressomEnviar por E-mail
Engadir a del.icio.us Compartilhar no Twitter Compartilhar no Chuza Compartilhar no Facebook Compartilhar no DoMelhor

PGL - Amanhã sábado, 2 de Junho, Estaleiro Editora realiza a primeira apresentação pública do seu último livro: Por uma democracia radical. Vozes subalternas contra o estado de exceção. O ato terá lugar em Vigo, no local da Asociación Cultural Bou Eva (Rua Tercio de Fóra, 11), às 20.30 h., e contará com a presença de Francisco Sampedro e David Rodríguez, colaboradores no livro, e Carlos Diegues, em representação da editora.

Os dez artigos que compõem o livro correspondem-se, na sua maior parte, com as palestras das “II Jornadas de Edição independente”, organizadas pelas editoras Estaleiro e Corsárias no mês de março de 2011. Naquelas Jornadas, o intuito das Editoras era encontrar alternativas à “gestão da barbárie”, contribuindo para a difusão de um pensamento alternativo, crítico com as situações de privação política, cultural e linguística no nosso País.

Por uma democracia radical, portanto, é um livro de denúncia e de reivindicações sociais e políticas; constitui não só um apelo à resistência, senão que o livro pretende ser, também, um ato de afirmação coletiva e uma ferramenta de pensamento e ação para a sociedade galega. Para ela editamos este livro e junto a ela queremos encarar hoje, com otimismo e vontade de transformação, o mundo que nos tocou viver.

 

 

Os dez artigos foram escritos por Antom Santos (Escola Popular Galega, Novas da Galiza), Sandra Garrido (PreSOS), Tareixa Ledo (Sindicato Labrego Galego), Borxa Colmenero (advogado e politólogo), Rui Pereira (jornalista independente e professor universitário), José Ángel Brandariz (membro de Esculca e professor de Direito Penal na UDC), Miguel Fernández (professor, membro do Foro Galego de Inmigración), Valentim Fagim (presidente da AGAL), Francisco Sampedro (filósofo e professor) e David Rodríguez (autor, também em Estaleiro, de Retomando a palabra).